Unidade de Terapia Intensiva (UTI)

14 de junho de 2016

hgm_47UTI

 

A Unidade de Terapia Intensiva tem sido vista como um local de esperança, mas principalmente de angústia e sofrimento, tanto para pacientes quanto para familiares.

A família freqüentemente sente-se desamparada e temerosa à beira do leito do seu familiar gravemente enfermo. Os tubos, curativos, fios e aparelhos, com os quais a equipe da UTI está tão acostumada, são amedrontadores para os membros da família. Ao verem estes equipamentos fixados ao seu familiar podem relutar em tocar o paciente por medo de causar dano a ele ou ao equipamento.

Neste momento, a nossa equipe de intensivistas tem a oportunidade de oferecer apoio, explicando e descrevendo o equipamento e o aspecto do paciente à família informações em uma linguagem acessível e não muito científica.

Objetivo deste informativo: Oferecer principais orientações de como proceder, à familiares/responsáveis, quando seu familiar está em tratamento na Unidade de terapia intensiva , uma continuidade do processo de Humanizar nosso atendimento na UTI.

1 – Quem está cuidando do meu familiar diariamente?

R: A nossa equipe é composta por: Médicos intensivistas, Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem, Fisioterapeutas e Nutricionistas.

2 – Onde está localizada a Unidade de Terapia Intensiva do HGM e como saber em que leito está meu familiar?

R: Ligue para (83) 3292-9050 ou dirija-se a recepção do HGM – Hospital Geral de Mamanguape

Endereço:
Rua Estadual PB, 057 KM 001
Planalto – Mamanguape – Paraíba

3 – Posso Tocá-lo?

R: Sim, a comunicação através do toque , da fala faz parte do tratamento. Caso contrário a equipe da UTI informará o cuidado especial do contato.

4 – Qual o horário de visitas ? Quantas pessoas?

R: O horário de visitas na UTI é das ??h às ??h e ??h às ??h, com entrada de 2 pessoas por leito.

5 – Posso ter informações diárias do meu familiar por telefone?

R- As informações não são passadas por telefone, mas pessoalmente ,no horário de visitas.

6 – O que posso trazer para o meu familiar?

R- * Produtos de higiene pessoal como: sabonete Líquido,antitranspirante, enxaguatório bucal, escova de dente, pente, creme hidratante;
*Fotos, cartões, material religioso, que irão favorecer o bem estar do paciente.

7 – Quanto tempo meu familiar ficará na UTI?

R: Não há tempo pré- determinado, pois dependerá da avaliação médica quanto à evolução do seu quadro clínico e resultados de exames.

8 – E quando for alta, o que devo providenciar?

R: Quando o paciente recebe alta, o Enfermeiro da UTI faz contato com a família e/ou reponsável e solicitará um acompanhante ( paciente será liberado mediante à presença do acompanhante no hospital), o mesmo vai para a unidade de internação (apartamento ou enfermaria). Sugerimos que deixe mais de um numero de telefone para contato.
Finalmente, o nosso objetivo enquanto equipe de Saúde da UTI é a recuperação do paciente em tempo hábil, dentro de um ambiente físico e psicológico adequados, onde cada profissional que aqui trabalha é orientado para o aproveitamento das facilidades técnicas existentes, aliados a um bom relacionamento humano.

HGM ® - Telefone: (83) 3292-9050 Email: contato@hgm-pb.com.br Endereço: Rua Estadual PB, 057 KM 001 Planalto - Mamanguape - Paraíba