SPA Gestacional

22 de junho de 2016

DIA MUNDIAL DA AMAMENTAÇÃO

A WABA agradece sinceramente as comemorações da SEMANA MUNDIAL de ALEITAMENTO MATERNO com tanta criatividade em 2014 em todo o mundo.Até o momento, recebemos 534 relatórios sobre os eventos ocorridos em vários países: indicam que cerca de 1.315.593 pessoas celebraram SMAM 2014.Nós temos informações adicionais sobre a imprensa em língua inglesa que 32 governos celebraram a SMAM de 2014 de forma independente.Houve muitas celebrações com endossos da UNICEF e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Obrigado por todo o trabalho maravilhoso de vocês e parabéns aos que fizeram a SMAM 2014 um sucesso!

WABA tem o prazer de anunciar o tema para a Semana Mundial de Aleitamento Materno 2015 – Amamentar e trabalhar – podemos conseguir!

O tema para a Semana Mundial de Aleitamento Materno 2015 é sobre as mulheres que trabalham e amamentam.Isso reaviva o tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno 1993 que divulgou a Iniciativa locais de trabalho amigo da mãe. Muito já foi feito nesses 22 anos de ação em todo o mundo para apoiar que as mulheres podem amamentar e trabalhar.

A adoção da OIT revisou 183 iniciativas de proteção da maternidade, mais fortemente a convenção dos direitos de maternidade tem sido um grande avanço. Além disso, houve ações significativas que melhoraram as legislações e práticas nacionais. Da mesma forma, no local de trabalho têm aumentado ações para se tornar mais amigável com as mães, incluindo prêmios para os empregadores, salas de apoio à amamentação, e aumento da conscientização geral do direito das mães a amamentar. A proteção dos direitos de amamentação é o quarto objetivo da Declaração de Innocenti (1991). No entanto, nestas duas décadas, a avaliação dos progressos na alimentação de lactentes, crianças pequenas mostra que é possível avançar mais.

WABA 2015 SMAM decidiu se concentrar em mulheres que trabalham e amamentam e essa decisão foi aprovada na Assembleia Geral Extraordinária de Parceiros Globais, ocorrida em Penang, de 8 a 10 de novembro de 2013, com base nas discussões do Fórum Global WABA e Parceiros Globais “Meeting” 2010 e as reuniões da Comissão de Coordenação da WABA em 2013 e 2014.

A consultora da WABA, Sarah Amin, foi designada como a principal coordenadora do folder de ação e calendário e outros documentos fundamentais para a SMAM 2015, juntamente com uma equipe pequena Comitê Gestor da WABA e instituições parceiras da WABA.

Os objetivos da SMAM 2015 são:

  1. Conectar os esforços multidimensionais de todos os setores que permitam às mulheres trabalhar e amamentar todos os lugares.
  2. Desenvolver ações por parte dos empregadores, apoiando a família, bebês e mães, e incentivar ativamente as mães que trabalham para continuar a amamentar.
  3. Relatar as mais recentes avanços na proteção e defesa dos direitos de maternidade em todo o mundo e criar a consciência sobre a necessidade de reforçar a legislação nacional e da sua implementação.
  4. Compartilhar, facilitar e fortalecer as práticas que ajudam as mulheres que amamentam e trabalham nos setores informais.
  5. Envolver-se e trabalhar com grupos específicos, por exemplo, direitos dos trabalhadores, mulheres, sindicatos, associações profissionais… para proteger os direitos das mulheres que amamentam no local de trabalho.

O pôster/calendário do anúncio da SMAM 2015 está sendo desenvolvido e estará pronto para publicação no início de 2015. Espero que em breve!WABA está animada para colaborar ativamente com você e seus grupos para comemorar a Semana Mundial de Aleitamento Materno 2015!

Jennifer Mourin – Coordinadora Global de WABA para a SMAM

Tradução livre de Marcus Renato de Carvalho

Add comment

HGM ® - Telefone: (83) 3292-9050 Email: contato@hgm-pb.com.br Endereço: Rua Estadual PB, 057 KM 001 Planalto - Mamanguape - Paraíba