Mutirão de Cirurgia de Catarata é realizado no HGM

20 de novembro de 2017

A estimativa é de 200 procedimentos beneficiando a população do Vale do Mamanguape

Começou hoje o Mutirão de Cirurgia de Catarata no Hospital Geral de Mamanguape. A atividade é uma realização do Governo do Estado, que através da Secretaria de Saúde, estará atendendo a população do Vale do Mamanguape, que integra a 14ª Região de Saúde da Paraíba. “Sabemos que essa doença é a principal causa de cegueira tratável no mundo, ainda mais num país de clima tropical, pois os raios ultravioletas aumentam os casos de catarata. Contudo, a maior incidência ainda é a senilidade, e como a população vem envelhecendo, esse número tende a aumentar. Daí a importância de ações como esse mutirão. A população não pode perder essa oportunidade. A cirurgia que está acontecendo aqui é a mesma realizada em qualquer parte do mundo. Estamos aqui para prestar o melhor serviço à população”, disse Dr. Leonardo Feitosa Filho, oftalmologista do mutirão.

Para o procedimento, foram encaminhados 200 pacientes oriundos das 11 cidades do Vale, que passarão por uma triagem com o oftalmologista e, verificada a necessidade, será submetido a uma imediata intervenção cirúrgica. Este procedimento ocorrerá por toda a semana, até que a lista seja finalizada. “O mutirão de cirurgias eletivas do Ministério da Saúde foi descentralizado para os municípios e está sendo desenvolvido no estado até o final do ano. Vale destacar que quanto à seleção dos pacientes, foram levados em consideração critérios como: antiguidade, condição cirúrgica e exames complementares”, explicou Antonio Máximo Neto, secretário de saúde de Mamanguape/PB.

Reginaldo Lota, diretor-geral do HGM

“Há um ano vivo a expectativa desse dia. Já realizei uma cirurgia no olho direito na rede privada, mas estou feliz por ter esse serviço aqui num hospital público”, comemorou Antonio José Nascimento da Silva, 60 anos, trabalhador rural, morador da cidade de Mamanguape. Essa é a segunda vez que o mutirão acontece no HGM. No ano de 2015, 125 pessoas realizaram a cirurgia. “Esse é um trabalho que nos alegra muito. Você fazer parte de algo que vai trazer qualidade de vida para o paciente é gratificante. Tudo isso foi possível graças ao envolvimento de todas as esferas da saúde pública. O HGM é, e será sempre, parceiro de projetos como esse”, compartilhou Reginaldo Lota, Diretor Geral do hospital.

Catarata – É uma doença dos olhos que consiste na opacidade parcial ou total do cristalino – lente natural do globo ocular que é responsável pela focalização da visão para perto e para longe. A disfunção provoca a diminuição progressiva da visão, podendo ser congênita ou adquirida. A catarata pode ser desencadeada por vários fatores, como traumatismo, idade, diabetes e até uso de medicamentos sem indicação médica. O tratamento consiste em cirurgia, que é realizada há séculos e apresenta grau elevado de cura da doença.

O Hospital Geral de Mamanguape, construído pelo Governo do Estado da Paraíba, foi inaugurado em 02 de julho de 2014. Hoje conta com 70 leitos, sendo 20 na clínica médica, 10 da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), 10 leitos de Pediatria, 15 na Maternidade e 15 na Clínica Cirúrgica. Além disso, são oferecidos também aos pacientes exames laboratoriais, eletrocardiograma e raio-X. Quase 500 profissionais estão envolvidos no funcionamento da unidade. A Unidade presta atendimento aos moradores dos municípios que compõem o Vale do Mamanguape: Rio Tinto, Pedro Régis, Mamanguape, Baía da Traição, Capim, Cuité de Mamanguape, Curral de Cima, Itapororoca, Jacaraú, Marcação e Mataraca.

HGM ® - Telefone: (83) 3292-9050 Email: contato@hgm-pb.com.br Endereço: Rua Estadual PB, 057 KM 001 Planalto - Mamanguape - Paraíba