História HGM

14 de junho de 2016

História HGM

06_hgmO dia 02 de Julho de 2014, entrou para a história da Paraíba como o dia em que receberam seu próprio hospital de pequena e média complexidade. Construído e inaugurado pelo governador Ricardo Coutinho, o Hospital Geral de Mamanguape (HGM) beneficiará cerca de 150 mil pessoas de 11 cidades.

A unidade tem gestão compartilhada. Isto significa que os recursos que pagam todo funcionamento são públicos e administração feita pela uma Organização Social, neste caso o Instituto de Psicologia Clínica, Educacional e Profissional (IPCEP). Segundo o diretor-geral do HGM, Adalberto Silva Ribeiro, o objetivo principal foi o de transformar o atendimento ao paciente em referência na Paraíba. “Não queremos apenas prestar o melhor serviço. Queremos que nossa metodologia sirva de exemplo para que os pacientes vejam que podem acreditar no SUS e no serviço público de qualidade”, afirmou.

Durante a inauguração, o governador Ricardo Coutinho enfatizou que o novo equipamento contempla o projeto estadual de ampliações da oferta de leitos na rede pública de Saúde. “A Paraíba chega aos 792 leitos acrescidos a mais na rede estadual de saúde. Até o final do ano devemos ultrapassar a marca de 10 mil leitos. Nenhum estado conseguiu em três anos e meio ampliar a rede hospitalar desta forma”, afirmou.

O perfil da unidade de Saúde é de cirurgia geral, obstetrícia, urgência clínica medica. Segundo estimativas da Secretária de Saúde, cerca de 10% da população dos 11 municípios devem precisar, principalmente, dos serviços de internação. Serão, portanto, 16 mil pessoas anualmente ou 44 diariamente beneficiadas.

O HGM conta com três salas de cirurgia, duas de parto, 10 leitos de UTI e enfermaria pediátrica, além de 16 leitos de maternidade. A direção do HGM cumpre um plano rigoroso de instalação de serviços. Em quatro meses, 70% da meta já foi atingida.

MUNICÍPIOS BENEFICIADOS:

Os municípios da 14ª Região de Saúde beneficiados são: Mamanguape, Rio Tinto, Itapororoca, Baia da Traição, Jacaraú, Cuité de Mamanguape, Curral de Cima, Mataraca, Pedro Régis, Marcação, Lagoa de Dentro e Capim.

CLÍNICA MÉDICA E EXAMES NA HORA:

O HGM abriu, logo no seu primeiro mês de funcionamento, 20 leitos de clínica médica. Também foi no primeiro mês que começara a ser realizados exames laboratoriais e raio-X, feitos na hora de acordo com a necessidade médica. O início destas atividades permitiu que 813 pacientes pudessem ser atendidos em 30 dias. Isso significa dizer que 813 famílias deixaram de pegar a estrada para buscar atendimento em hospitais de João Pessoa. O HGM, definitivamente, tem mudado a dinâmica da região.

HGM ® - Telefone: (83) 3292-9050 Email: contato@hgm-pb.com.br Endereço: Rua Estadual PB, 057 KM 001 Planalto - Mamanguape - Paraíba