HGM divulga balanço dos atendimentos do mês de novembro

5 de dezembro de 2017

Os números revelam entrosamento da unidade com a atenção básica de saúde dos municípios da região

O Hospital Geral de Mamanguape divulgou hoje o balanço dos atendimentos realizados no mês de novembro. Foram realizados 5.400 atendimentos em todo complexo da instituição, dos quais 1.473 são da Pediatria, 5546 feitos pela Maternidade e 3373 na Clínica Médica. O número é 20% menor que os registrados no mesmo período do ano passado. O Diretor Geral do HGM, Reginaldo Lota, comemora, explicando que é fruto das estratégias formuladas em parceria com os municípios da região. “Esse foi um ano onde o HGM não se limitou a atuar entre suas paredes. Caímos em campo, buscando conhecer mais de perto as necessidades e sugestões dos que fazem a saúde dos municípios do Vale. O resultado disso é um fluxo, de pacientes, mais coerente com os serviços aqui ofertados”, disse ele.

Registro da visita da Direção do HGM ao Município de Marcação/PB

O HGM está realizando uma série de visitas aos municípios da região, buscando melhorar o entrosamento estratégico dos serviços de saúde, qualificando o atendimento a toda população. Ainda em novembro, a direção do hospital esteve na cidade de Marcação, que representa 6% da demanda dos atendimentos no Hospital Geral de Mamanguape. “Especialmente nesse momento de crise financeira em âmbito nacional, a existência de parcerias é fundamental. O município, articulado com o HGM, dialoga nessa oportunidade para viabilizar medidas que sejam benéficas aos usuários dos serviços de saúde”, comentou Edfrânia Santos, Secretária de Saúde de Marcação.

O HGM também tem atuado em outras frentes como: a oferta de cursos aos profissionais da rede municipal de saúde das cidades do Vale; Inserção de dois membros no Conselho Municipal de Saúde em Mamanguape; e participações em eventos com propostas no contexto da saúde pública. Toda essa rotina gera resultados positivos a curto, médio e em longo prazo. A estimativa é que o ano de 2017 registre 25% menos da demanda do ano anterior, confirmando o trabalho de fortalecimento da atenção básica nos municípios e triagem dos casos de urgência e emergência encaminhados para a unidade de referência. O intuito primordial é, e sempre será o bem estar dos quase 160 mil habitantes da região. Essas ações são o fortalecimento da política SUS, somando forças pela qualificação dos instrumentos de promoção à saúde.

O Hospital Geral de Mamanguape, construído pelo Governo do Estado da Paraíba, foi inaugurado em 02 de julho de 2014. Hoje conta com 70 leitos, sendo 20 na clínica médica, 10 da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), 10 leitos de Pediatria, 15 na Maternidade e 15 na Clínica Cirúrgica. Além disso, são oferecidos também aos pacientes exames laboratoriais, eletrocardiograma e raio-X. Quase 500 profissionais estão envolvidos no funcionamento da unidade. A Unidade presta atendimento aos moradores dos municípios que compõem o Vale do Mamanguape: Rio Tinto, Pedro Régis, Mamanguape, Baía da Traição, Capim, Cuité de Mamanguape, Curral de Cima, Itapororoca, Jacaraú, Marcação e Mataraca.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

HGM ® - Telefone: (83) 3292-9050 Email: contato@hgm-pb.com.br Endereço: Rua Estadual PB, 057 KM 001 Planalto - Mamanguape - Paraíba